quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Velocidade Angular

Vamos supor que nosso corpo girante esteja em uma posição angular θ1 em um tempo t1 e em uma nova posição angular θ2 em um tempo posterior t2, conforme a ilustração abaixo. Definiremos a velocidade média angular de um corpo no intervalo de tempo Δt de t1 até t2 pela expressão:

   (1)



Δθ – É o deslocamento angular.

A velocidade angular instantânea ω a qual é mais importante é limite da equação 1, quando Δt tende a zero. Assim:

    (2)



Assim, conhecendo-se θ(t), isto é, o deslocamento angular em função do tempo, é possível encontrar a velocidade angular instantânea, ω, por diferenciação.

As equações (1) e (2) além de serem aplicáveis ao corpo rígido como um todo, servem também para cada partícula desse corpo, porque as partículas estão todas unidas. A unidade de velocidade angular mais comum é o radiano por segundo (rad/s) ou revolução por segundo (rev/s), mas também é conhecida a rotação por minuto (rpm).

Se uma partícula move-se em translação ao longo do eixo x, sua velocidade linear v pode ser tanto positiva como negativa, dependendo do sentido que ela está tomando ao longo do eixo. De maneira semelhante a velocidade angular ω de um corpo rígido em rotação pode ser também tanto positiva como negativa. Se o corpo estiver girando no sentido anti-horário, ela será positiva. Se estiver girando no sentido horário, será negativa.




 






Nenhum comentário:

Postar um comentário